Ocultar publicidade | Mostrar publicidade

Shopping

Publicidade

 



Publicidade

Monte Sião - Um breve Resumo

Com aproximadamente 21.200 habitantes, Monte Sião, que recebe milhares de turistas durante o ano todo situa-se no Sul do Estado de Minas Gerais e orgulhosamente se destaca como marco divisório de Minas e São Paulo. Está próximo a duas importantes regiões metropolitanas do país – São Paulo e de Campinas – onde se concentram mais de 23 milhões de pessoas, fazendo da cidade uma espécie de portal de Minas Gerais para os vizinhos paulistas.
Além de estância hidromineral do estado, a cidade reúne as principais características de Minas Gerais: belíssimas paisagens, culinária típica, artesanato, e boa parte da cultura mineira podem ser vividos por todos que visitam a cidade.
Monte Sião é conhecida nacionalmente como a Capital Nacional da Moda Tricô. Por ano, mais de 25 milhões de peças são produzidas por cerca de 1200 indústrias de pequeno e médio porte, que utilizam equipamentos de última geração para o tecimento e confecção das peças.


Dados Gerais

A temperatura média anual é de 21ºC e no inverno oscilando a 0ºC.
A cidade tem sua topografia é acidentada, porém suas terras são férteis e saudável o seu clima, caracterizado por verões brandos e úmidos. Tendo a duração de três meses o período seco, coincidindo com os meses mais frios de junho e julho, quando se registra o fenômeno das geadas.
Sua área de 291 km² é toda cercada e sensivelmente atravessada por cordilheiras, com montes mais ou menos elevados.
Confronta-se com os municípios paulistas de Socorro, Águas de Lindóia e Itapira; e com os municípios mineiros de Jacutinga, Ouro Fino e Bueno Brandão. Monte Sião nasceu pelas águas correntes do Rio das Pedras e se fez cidade na crista de uma colina, ao pé do histórico Morro Pelado.
A área onde se alteia caracteriza-se pela sua posição montanhosa, sulcada levemente por duas correntes de água.
Fechando a leste, procedente do Estado de São Paulo, as águas do Ribeirão do Tanque, e a oeste as águas do Ribeirão do Pelado, que circunfluem a cidade e se juntam na Formação do Rio das Pedras, e este, por sua vez, após receber diversos pequenos afluentes, desemboca no Rio Eleutério, no lugar das "gramas roxas".
O sitio urbano está embelezado e fortemente protegido por três nobres elevações, a oeste o Morro Pelado, com 1.400 m, ao norte a Serra dos Macacos, com 1.139 m e a leste com o Morro da Batinga, com 950 m.
As serras abraçam carinhosamente este lugar, que tem sua posição marcada pelas coordenadas geográficas de 22º 25' 57" de latitude sul e 46º 34' 21" de longitude W.Gr.

Monte Sião fica a 391 km da capital do estado, em linha reta, rumo S.0. Por rodovia está a 1.100 Km de Brasília, 170 km de São Paulo, 470 km de Belo Horizonte, 100 km de Campinas, 420 Km de Juiz de Fora, 582 Km de Uberlândia, 250 Km de Varginha, 460 Km do Rio de Janeiro, 583 Km de Curitiba, 90 km de Pouso Alegre, 7 km de Águas de Lindóia, 31 km de Ouro Fino, 33 km de Socorro, 22 km de Jacutinga, 37 km de Itapira, 33 km de Bueno Brandão. Acesso: BR-381 / MG-290 / MG-459.

Naturalmente, um charme!

Quem passeia pela zona rural de Monte Sião tem a oportunidade de observar lindas paisagens e se encanta com as belezas naturais que encontra pelo caminho. Variadas espécies de árvores e pássaros, lindas lagoas de águas límpidas, grandes áreas de mata atlântica ainda preservada, sem falar nas cachoeiras.
Vale destacar e conhecer as belas praças que a cidade possui. A Praça Prefeito Mário Zucato, uma delas é um dos principais cartões postais do município, localizada no centro da cidade, possui esculturas em ciprestes (populares ‘buchinhos'), diversas espécies de árvores com um paisagismo único, que a torna uma das praças mais lindas do Brasil.

Símbolos do Município

Bandeira

Brasão

Hino Monte Sião (Pascoal Andreta)

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Entre serras, colinas e regatos,
Num panorama, vívido, loução,
Ergue-se bela, pujante
E dominante,
A operosa
E dadivosa
Monte Sião
Recamada de encantos naturais
E adornada com céu de anil...
Monte Sião é uma nesga de Minas Gerais,
Um punhado,
Extremado,
De terra do Brasil!
Monte Sião, Monte Sião, Monte Sião!
Que estribilho encantador!
Monte Sião, Monte Sião, Monte Sião!
Nosso respeito e amor!
Major Antônio Bernardes de Souza,
Quando a primeira capela erigiu,
Depositava na tua pujança,
Essa esperança
Que nos transmitiu!
Pelo teu clima ameno e saudável,
Pelas tuas águas excepcionais,
Será ainda a mais rica cidade mineira
E o orgulho de Minas Gerais!

 

Fotos


Publicidade

Institucional

Quem somos
Conheça Monte Sião

Área do Anunciante

Minha conta
Benefícios
Anuncie Aqui

 

Receba as novidades de Monte Sião

Fale Conosco

WhatsApp: (19) 99753-6566

 

Siga Nossas Redes

 

Portais Minas Gerais - Jacutinga | Monte Sião
Portais São Paulo - Águas de Lindóia | Amparo | Araras | Jaguariúna | Lindóia | Pedreira | Serra Negra

 

© Copyright 2004 A MAIS WEB INTERNET - Líder em Portais Regionais
2005 - Portal Monte Sião - Todos os direitos reservados

amaissweb