Ocultar publicidade | Mostrar publicidade

Shopping

Publicidade

 



Publicidade

Veja as melhores receitas da comida mineira!

Em Minas, os segredos da culinária passam de mãe para filha. Com letras caprichadas, ficam registradas as receitas temperadas pelas influências das culturas portuguesa, africana e indígena. Tudo é feito com muito cuidado e gosto, que em Minas a cozinha é o santuário da casa, onde acontecem os rituais dos encontros familiares, as conservas miúdas, definitivas.

Receitas Mineiras


SORVETE DE COCO
Ingredientes: -1 xícara de chá de coco ralado
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de maisena
- 1/2 litro de leite
- 2 claras 1/2 lata de creme de leite
Modo de Preparo: Modo de preparo:
-Ponha o coco e uma xícara de açúcar na panela e leve ao fogo mexendo até derreter o açúcar
-Acrescente a maisena bem dissolvida no leite e mexa até ferver
-Desligue o fogo e mexa o creme até ficar morno
-Bata as claras em neve e adiciona o açúcar restante, o creme reservado e o creme de leite
-Ponha essa mistura em uma forma, ou forminhas de gelo, leve ao congelador e deixe até endurecer

FEIJÃO TROPEIRO
Ingredientes: 02 kg de carne de porco (lombo); 500 gr. de toucinho; 02 kg de feijão de corda; 01 kg de farinha de mandioca torrada; cheiro-verde; óleo; sal a gosto; alho e cebola.
Modo de Preparo: Coloque o feijão para cozinhar a parte. Em uma panela de ferro, frite o toucinho, picadinho. Amasse o alho com sal, pique a carne em pedaços e tempere bem. Depois de fritar o toucinho, retire os torresmos, escorra-os e reserve. Deixe um pouco de banha na panela e frite a cebola picadinha até ficar dourada. Coloque um pouco de açúcar e deixe corar. Acrescente a carne e frite bem. Depois de frita, junte o feijão cozido, o torresmo, o cheiro-verde picadinho e vá adicionando a farinha de mandioca, mexendo sempre com uma colher de pau, até ficar bem homogênea. Deixe no fogo por alguns minutos e sirva com arroz.

FEIJÃO MINEIRO
Ingredientes: 1 kg de feijão novo; 2 colheres (sopa) de óleo; pedaços de toucinho, carne de sol, lombo e orelha de porco; tempero a gosto.
Modo de Preparo: Pôr o feijão de molho em água fria na véspera. De manhã cozinhá-lo até engrossar o caldo. Quando ferver, um copo de água fria ajuda a engrossar o caldo. Adicionar os pedaços de toucinho, carne-de-sol, lombo e orelha de porco. Pouco antes de servir tirar uma porção que se machuca com a colher de pau depois de refogar com o óleo e o tempero. Juntar então o resto do feijão cozido e respectivo caldo, deixando ferver em fogo lento uns dez minutos.

BOLO CREMOSO DE FUBÁ
Ingredientes: 03 ovos; 03 xícaras (chá) de açúcar; 05 xícaras (chá) de leite; 01 pires de queijo ralado ou coco; 1/2 xícara (chá) de fubá de milho; 02 colheres (sopa) de farinha de trigo; 01 colher (chá) de fermento em pó; 02 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; 1/2 lata de leite condensado.
Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes no liqüidificador e bata por 5 minutos, despeje em forma untada e leve ao forno até ficar bem assado.

BOLO CAIPIRA
Ingredientes: 3 ovos; 1 prato de mandioca cozida; 1 xícara (chá) de coco ralado; açúcar a vontade; 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca fina; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de Preparo: Misture bem a mandioca cozida com a farinha de mandioca. Junte os ovos, um a um, bata mais um pouco e vá adicionando a manteiga, o açúcar, quantidade necessária, o coco ralado e por último, o fermento. Deixe a massa descansar por uma hora, e depois leve a assar em forno quente.

ARROZ CAIPIRA
Ingredientes: 1 kg de costelinha de suíno; 300g de lingüiça; 1 cebola grande; 3 dentes de alho; sal e pimenta do reino a gosto; suco de 2 limões; 1/2 concha de gordura ou óleo; 3 xícaras de arroz; salsa e cebolinha verde.
Modo de Preparo: Lave e deixe secar o arroz. Coloque a gordura em uma panela e frite as costelinhas, que devem ser temperadas com sal, pimenta e o limão. Quando estiverem fritas, junte a cebola, o alho e o arroz, deixando fritar bem. Ponha água, tampe a panela e deixe cozinhar. Vá juntando água à medida que for necessário, pois esse arroz deve ficar bem úmido. Em separado, frite a linguiça e quando o arroz estiver quase pronto, junte a salsa a cebolinha e a linguiça. Sirva em seguida.



Envie você também sua receita e faça parte de nossa culinária:

Seu nome:

Seu e-mail:

Categoria:

Título:

Ingredientes:

Modo de preparo:


Publicidade

Institucional

Quem somos
Conheça Monte Sião

Área do Anunciante

Minha conta
Benefícios
Anuncie Aqui

 

Receba as novidades de Monte Sião

Fale Conosco

WhatsApp: (19) 99753-6566

 

Siga Nossas Redes

 

Portais Minas Gerais - Jacutinga | Monte Sião
Portais São Paulo - Águas de Lindóia | Amparo | Araras | Jaguariúna | Lindóia | Pedreira | Serra Negra

 

© Copyright 2004 A MAIS WEB INTERNET - Líder em Portais Regionais
2005 - Portal Monte Sião - Todos os direitos reservados

amaissweb